Para o autor José Carlos estamos vivendo uma grande revolução nos modos de se comunicar, unindo-se os avanços tecnológicos da telecomunicação e da informática, onde proporcionou o surgimento de um novo componente, a rede telemática.

Através desse novo componente permitiu-se a manipulação de dados e a troca de informações entre as máquinas de forma rápida. Através desse recurso surge o ciberespaço. Para o autor com o desenvolvimento e popularização das redes telemáticas, os processos comunicativos estão sendo afetados gradativamente e reconfigurados, o que faz com que sejam criadas novas formas de sociabilidade emergentes.

Com o surgimento de redes telemáticas está se formando vínculos sociais nas comunidades virtuais, onde o contato deixa de ser primeiramente visual (físico) e passa a ser mediado através das máquinas de computador. Nessas comunidades virtuais o processo ser inverte as pessoas se interagem em função de interesses comuns antecipadamente determinados.

O crescimento da sofisticação dos softwares possibilitou o aumento na interação dos usuários em tempo real, onde as pessoas se comunicam de forma instantânea, o ciberespaço se transforma em um espaço contextual comum de construção de novas formas de sociabilidade.

0 comentários:

Postar um comentário